Olympiastadion

Situado na região norte de Munique, o Estádio Olímpico foi construído especialmente para as Olimpíadas de Verão de 1972 e integra um complexo esportivo denominado Olympiapark München.

O Olympiastadion foi desenhado pelo arquiteto alemão Günther Behnisch e contou com a determinante participação dos engenheiros Frei Otto e John Argyris. O projeto, cuja inauguração se deu em 1972, foi bastante revolucionário para os conceitos arquitetônicos da época.

Uma de suas principais inovações foi a implementação de um teto suspenso feito com vidro de acrílico – a sustentação dessa estrutura fica por conta de cabos de aço. A moderna cobertura possui um formato ondulado e pontiagudo, como forma de simular os alpes e também fazer uma referência aos Jogos Olímpicos de 1936, que foram realizados em Berlim.

Dados

Nome completo Olympiastadion München
Inauguração 26 de maio de 1972
Capacidade atual 69.250
Mandantes Bayern de Munique [1972 – 2005]; Munique 1860 [1972 – 2005]
Localização Munique, Alemanha
Outros nomes Estádio Olímpico de Munique, Olympic Stadium Munich

Ele foi o palco de grandes vitórias do FC Bayern. Os bávaros comemoram nada menos que 17 títulos da Bundesliga enquanto ocuparam gramados do Olympiastadion. A mudança para o campo, no último jogo da edição de 1971/1972, foi providencial: o título veio com uma espetacular vitória sobre o Schalke 04 para mais de 79 mil presentes. Nas próximas duas temporadas jogando por ali, os vermelhos emplacaram um tricampeonato consecutivo.

O clássico da cidade, aliás, protagonizado entre os bávaros e o 1860 München, foi tradicionalmente disputado no estádio, que serviu como casa de ambos os rivais até 2005, quando foi construída a Allianz Arena. Além disso, o Olímpico foi uma das sedes da Copa do Mundo de 1974, vencida pela própria Alemanha sobre a Holanda com um tento decisivo de Gerd Müller.